Os disjuntores são utilizados principalmente como proteção e forma de comando para instalações elétricas e possíveis problemas que possam ocorrer. Para isso nós da Cerro Azul, separamos dois tipos de disjuntores conhecidos como padrão DIN e NEMA. Explicaremos suas definições para que na hora da escolha saiba qual tipo se encaixe melhor com sua instalação.]
(Disjuntores DIN)
FUNÇÃO DOS DISJUNTORES
São utilizados com o intuito de proteger e comandar instalações elétricas contra possíveis sobrecargas elétricas e curtos circuitos. Funcionando como um interruptor automático ou também manualmente, utilizados dessa forma principalmente para a realização de serviços relacionados à manutenção.
Quando esses picos de corrente elétrica estão mais altos do que o adequado, o disjuntor detecta e interrompe essa corrente, cortando a energia e evitando possíveis problemas. Além disso, podem ser utilizados como dispositivos de manobra, abrindo e fechando voluntariamente circuitos elétricos.
(Disjuntores NEMA)
SUAS CLASSIFICAÇÕES
Como já citado, os disjuntores geralmente são classificados como NEMA ou DIN. Essa classificação, porém se refere ao tipo de encaixe do disjuntor no quadro de distribuição. Porém, sua real forma de ação é em situações de risco, por exemplo, no desarme frente a curtos circuitos. Sendo o padrão DIN o mais utilizado e recomendado. Devido ao seu desempenho e praticidade, influenciando no desuso de disjuntores tipo NEMA.
O tipo DIN segue o padrão europeu e seu tamanho é menor comprado ao NEMA. São versáteis e práticos e otimizam o espaço no quadro e ainda são fáceis de instalar. Além disso, ambos contam com o certificado do Inmetro. O tipo NEMA pode ser encontrado na cor preta, possui um tamanho maior e seu padrão é americano.